quarta-feira, 16 de abril de 2008

Brasília além dos monumentos

Foto tirada no parque da cidade

Quem passa por aqui à algum tempo, já percebeu que amo meu estado, na verdade distrito! Acho lindo quando falam no jornal:" Em três estados mais o Distrito Federal". Nasci aqui, vivi aqui toda infância e juventude (que ainda vivo), aprendi a gostar mais de piscina do que de mar, a achar a Praça dos Três Poderes o lugar mais normal do mundo, acotumei com o tempo seco e quente, com o céu mais lindo do mundo enfim aprendi amar esse quadrado no meio do Brasil como poucos.

Por conta de tamanha paixão, fico preocupada com a imagem que é passada da capital para o resto do país e do mundo. Por isso, no post de hoje peço a todos que comentem e me ajudem. Sim, quero a ajuda de vocês, cometem sobre a imagem que vocês têm de Brasília, o que é Brasília para vocês? Só política? Arquitetura? Qual é a Brasília do seu imaginário?
Depois de ler o que vocês têm a dizer, farei um post desmistificando Brasília, ou concordando com a visão de vocês leitores, e se você for de Brasília também comente, vários pontos de vista são bem vindos.


Longe do mar


Eu sou da Capital, eu moro longe do mar
Mas não me leve a mal, eu vôo nas asas da cidade que aprendi a amar

Eu olho pela janela, eu vejo o mundo lá fora, onde as ruas não têm esquinas, onde perde-se o meu olhar
Eu vejo uma luz no cerrado, nuvens, o céu perto de nós, a cidade onde quase tudo foi planejado, de novas idéias e canções

Eu sou da Capital, eu moro longe do mar
Mas não me leve a mal, eu vôo nas asas da cidade que aprendi a amar

Eu olho pela janela, eu vejo o mundo lá fora, onde as ruas são tão largas, que idéias costumam não se encontrar
Eu vejo uma luz no horizonte, vontades e indignação, repugnância aos indivíduos que fazem da vida uma corrupção

Eu sou da Capital, eu moro longe do mar
Mas não me leve a mal, eu vôo nas asas da cidade que aprendi a amar


Capitão do cerrado (Banda de Brasília, como muitas outras)



Já vou agradecendo a vocês por me ajudar nessa idéia.

16 comentários:

Mariana disse...

Oi, tudo bem?

É! eu concordo com seus professores que comunicação também podia ser ensinada na escola regular. Não só no ensino médio, vale dizer!

Eu, inclusive acredito que poderia começar lá na setima série. Pré-adolescentes são muito vulneráveis e manobrados pela mídia.

Enfim...
Todos nós nas escolas regulares!!

beijoss

Lord of Erewhon disse...

Não conheço tua cidade, mas a ideia que tenho de toda a cidade construída num projecto é a de «cidades-utopia».
Costumam ser modernas... até Madrid, que já é velha.

Dark kiss.
P. S. Para quando «Brasília Gótica»? :)

Lord of Erewhon disse...

P. P. S. o cara lá em cima te deixou link pra vírus! Apaga.

Lili Puperi disse...

Bom, eu não conheço Brasília, logo não posso falar do que eu acho... Posso falar apenas do que é passado para quem é de fora... Brasília, a morada dos políticos (ecaaaaa), lugar com lugares lindos, e um clima diferente (bem diferente do meu...), arquitetura moderna, cheia de coisas estranhas, um lugar de pessoas ricas... ok, eu sei que isso é ilusão... mas não consigo, por mais que me esforce, a imaginar mendigos e pedintes no meio das ruas de Brasília... Sei lá, é um lugar que não me interessa muito em conhecer... Primeiro pq tenho verdadeira paixão por mar, mas não deve ser só por isso, pq morro de vontade de conhecer Minas...

Bom, fui sincera pelo menos....
hahahaha
Quanto ao teu comentário no meu blog, foi ótimo, depois eu me pergunto pq os homens têm medo de mim... hahahahaha já achei a resposta...
Beijossssss

Monalisa Marques disse...

Menina, é inevitável.
Pensando em Brasília, penso em política, e pensando em política, penso em corrupção.
Mas é claro que não existem só políticos e só políticos corruptos em Brasília! Aliás, eles são a minoria (os políticos; quanto aos corruptos, tenho lá as minhas dúvidas).
Quando penso em Brasília também penso na minha avó e nos seus parentes que moram lá (na verdade, aí), e no coelhinho de pano que ela me trouxe de lá (daí).
Penso também na meia-esfera do Palácio do Planalto que está virada pra cima... Ela daria um belo prato de sopa pra quem não tem o que comer, não? Com um pratão daqueles na cabeça, o que Sr. Lula está esperando, afinal?

Mas então. Eu estou acostumada ao clima "molhadinho" do Rio. Qd fui a Belo Horizonte (nem chegou a ser Brasília, pra vc ter noção) passei mal com falta de ar. O.o Nada que água não resolva. :)

Ana Beatriz Frusca disse...

"Todo fim de ano é fim de mundo e todo fim de mundo é tudo
que já está no ar Tudo que já está Todo ano é bom todo mundo
é fim Você tem amor em mim Todo mundo sabe e você sabe
que a cidade vai sumir por debaixo do mar É a cidade
que vai avançar E não o mar Você não vê Mas da próxima vez
que eu for a Brasília Eu trago uma flor do cerrado pra você"
Caetano também se rendeu aos encantos de Brasília.Não, não há só corrupção, pois essa praga há em todo e qualquer lugar.
Mas é lógico que quem não conhece, como é o meu caso, associa Brasília a arquitetura, caidade-modelo, moradia de políticos, berço de corrupção e de uma classe social abastada, mas acredito que essa seja uma visão estereotipada.
Então que venho o próximo post, e me avise, tá?
Bjuxxx.

(L)

Thandara Yung disse...

eu acho tão engraçado quando pessoas de fora vêm pra cá.
uma amiga da minha mãe veio, parou ali na plataforma superior da rodoviária e começou a chorar!
eu acho Brasília LINDA...
Mas, CHORAR?!
uehuehuehuhe.
Eu sou apaixonada por morar em Brasília, mas amo dar uma fugida pra praia!
*.*


Viva aos "candangos"...
Que acham 15% de [h]umidade[?] relativa do ar uma coisa normal.
;]
o/

Anônimo disse...

eu ja fui em brasilia, na primeira posse do Lula.. haha como eu me diverti! eu amei a cidade mesmo não conhecendo nada além do que quem só vê pela tv mas lembro de uma diferença social muito forte.. lembor que do lado tinha um bairro que não tinha nem asfalto na rua e do outro tinha umas mansões super chics...

estou enganada? faz tanto tempo..rs


beijosss

\ Linenha.♥ disse...

Ahh sua cidaadee deve ser linda ;D

nunca tive a oportunidade de ir pra Br , mas eu ainda vou um dia .D
Beijos

Bom feriadoo liinda!

Janete Andrade disse...

brasília ;#
tenho uma tia que mora ae :)
hoho ,}

=*

Rodrigo Fernandes disse...

Oi, Samara, adorei seu blog... e principalmente da imagem que vc tem do seu estado, digo distrito, ehhehe... e da preocupação com a imgaem que ela possui...
Acho que Brasília deve ter várias imagens a de um "circo" por causa das palhaças de nossos representantes, a de "cidade utópica" pelo fato de ter sido projetada.. ultimamente muitas notícias de bairros violentos por aí estão 'invadindo os notíciários, então vai por água abaixo para muitos a utopia que ela deveria possuir.. enfim
Eu confesso a você que não tenho uma imagem formada de Brasília,a considero como o centro político do país, onde são tomadas decisões importantes, por isso talvez o cerebro dessa nação... mas com tamanhos absurdos que vêmos sendo coemtidas pelos políticos, a imagem sempre de uma região normal é deturpada... culpa mais por nós mesmo que não sabemos escolher nossos representantes e da imprensa que só consegue ver um lado de Brasília e a repassa para o resto do país...
beijos

Fernando Serra disse...

Gostei bastante!
Eu já morei em Brasília por um tempo, não sei se te falei, mas achei legal estar aí!
Era uma delícia passear por essa cidade sem curvas!

Fernando Serra disse...

Ahhh Tem presente pro´cê!

Rainha dos Raios de Sol disse...

Você mostra que sua cidade não é só Niemeyer e concreto.

Sinceramente, vejo sua cidade sem romantismo. Tão fria quanto os homens do poder.

Mas pelas suas lentes, tudo fica mais bonito!

Parabéns!

Ana Beatriz Frusca disse...

Lancei um desafio pra vc em meu blog.
Beijos.

Fernando Serra disse...

Então... Morei aí oito anos atrás.
Num bairro urbano habitacional que não me lembro o nome...
Os remédios não são uma fase na minha vida não...
É só um conto sobre alguém que não existe de verdade!