quarta-feira, 5 de março de 2008

Burocracia? Imagina!


Essa semana decidi tirar meu passe estudantil, já que apesar de ter tirado minha carteira de motorista, ainda não tenho um carro todo dia para ir e voltar da faculdade. Eu só não imaginava que para ter acesso a esse meu direito, teria que perde tanto tempo.

Primeiro dia:

-Mãe pode deixar que eu faço o que for necessário para tirar o cartão de passe estudantil!
-Então tá bom.
-O que, que eu tenho que fazer primeiro?
-Vai lá na secretária da faculdade e pede uma declaração de passe carimbada e depois vai lá na Rodoviária.
-Ah! Então tá eu faço isso amanhã.

Considerações: A rodoviária fica a 40 minutos de ônibus da minha casa, mas o ônibus passa só Deus sabe quando.

No outro dia fui feliz peguei o tal papel carimbado e fui até a rodoviária, cheguei lá perguntei pra mulher do atendimento qual era o procedimento:

- Licença, tá aqui a declaração carimbada. O que, que eu faço agora?
-Você vai lá naquele balcão, e pega uma ficha.
-Ok!Fui buscar a tal ficha. Adivinha o que eu tinha que fazer com a ficha! Levar ela na faculdade para ser carimbada e assinada.

Incrível, acho que eu já tinha feito isso antes.


Segundo dia:

Fui até a faculdade carimbei o novo papel, e depois da aula fui novamente à rodoviária. Cheguei lá, tinha uma fila, mas tudo bem eu já esperava por ela. Surge uma mulher do nada:

-Trouxe todos documentos?
-Que documentos?
-A declaração carimbada (primeiro papel), a ficha carimbada (segundo papel), copias de RG, CPF e comprovante de residência.
-Precisa disso?
-Precisa.

O legal é que ninguém me avisou disso, acho que eu tinha que adivinhar ou então ler nas mensagens subliminares. Por sorte eu tinha tudo isso na bolsa, sai da fila e fui tirar a xerox. Voltei para a fila. De novo a mulher aparece.

- Já sabe o número da sua linha
-Não, achei que ficava sabendo aqui
-Não, não é aqui.
-É onde?
- No Dftrans.
-Onde fica?
-No primeiro andar.

Lá vou eu, de novo sair da fila. Mas se eu achava que tinha motivo pra reclamar depois dessa eu quase explodi.

-Moço eu queria saber qual o número da minha linha.
-Ah! Tá ali. (Aponta para um monte de listas com centenas de números e destinos. Maravilha de funcionário concursado que atende as pessoas que pagam o salário dele impecavelmente).

Lá fui eu procurar, depois de olhar todos os nomes das dezenas de listas, não achei minha linha.

-Moço, não achei minha linha.
-Pra onde é?
-Riacho fundo para Taguatinga
-Tá aqui 943.
-Mas esse não é ônibus que eu pego, ele é de 2.50 eu pego o de 1.50
-Não tem esse ônibus.
-Mas eu pego ele todo dia de manhã!
-Tem esse de 2 reais
- Eu pego o de 1.50
-Não existe.
-Você tá dizendo que eu pego um ônibus que não existe?
-Não.
-Então cadê o número da linha?
-943. Essa é a linha que tem.
-Ok! Então eu pego um ônibus que não existe. Muito obrigada pela sua ajuda.

Virei as costas e fui embora, deixei aquele ridículo com as listas dele. Coloquei a merda do 943 por que eu queria ir embora. Voltei à fila. Finalmente consegui chegar ao guinche. Entreguei a papelada.

-Pronto? Já posso comprar meus passes?
-Não. Daqui a 7 dias você liga nesse número para saber se seu cadastro foi aprovado. Se tiver sido volta aqui pra pegar o cartão.

Eu juro que eu só não joguei tudo no chão por que uma força superior me segurou. Voltar lá, pela terceira vez, perde minha tarde, pagar 2 reais pra ir e 2 para volta. Estou começando a achar que essa história de passe estudantil é uma bela de uma furada.

Mas aí eu pergunto, será que alguém nesse Programa Fácil (por ironia do destino o nome do programa de passe é FÁCIL), conhece uma coisa chamada computador? Internet? Sistema informatizado?Correio? Eu podia muito bem fazer esse cadastro via Internet, economizar rios de papel e dinheiro. Eles podiam me enviar o cartão via correio, como acontece com o CPF e a carteira de identidade.
Quando é que esse país vai larga essa burocracia, que só atrasa, que só aumenta gastos. Como um país no século 21 ainda faz cadastros dessa forma? Que desenvolvimento tecnológico é esse? Listas coladas na parede? Cadê o computador atualizado, com programa de busca, essa simples ferramenta evitaria todo problema no DFTRANS. Minha mãe paga tantos impostos, para onde vai esse dinheiro?
Toda Burocracia é burra. É só o que eu tenho a dizer

11 comentários:

Naah disse...

Nossa, isso é pra deixar qualquer um bem nervoso, eles conseguem enrolar tanto a gente a esse ponto, a tecnologia não chegou no mundo deles ainda e tbm gostaria aonde vai parar todo o nosso dinheiro, nem pra facilitar nossa vida servem kkkkk, é foda, mas o Brasil é assim.

Unknown disse...

sorte que não precisei tirar o meu
u.u~
sorte mesmo..se não eu ia pular no pescoço de um..haahahha
^^'
bju s2

Ana Beatriz Frusca disse...

Bom ler isso, pois já fiquei sabendo o que me aguarda!Infelizmente as pessoas se aborrecem muito até pra ter acesso a aquilo que é direito da pessoa.Talvez seja algum ardil desse sistema pra que as pessoas desistam, se calem e não encham o saco.
Nem sei se a burocracia é burra, acho que a burocracia é ardilosa, pois as pessoas encontram tantas didiculdade que até desistem.
Passe fácil? hahahahaha. Passe facil facil por todas as dificuldade que imporemos a vc...hahaha.
Pra inde vai esse dinheiro...ah, é bolada de algum mensalão.
Bjuxxx.

:p

Fernando Serra disse...

De nada, de nada, de nada!
Ainda bem que fica feliz em ser reconhecida!
Você é uma ótima escritora e merece muito reconhecimento!
Parabéns!
Obrigado pelo comentário lá no meu blog!
Dia 08/03 tem uma crítica ao machismo e ao dia da mulher! Aparece lá! Você vai gostar!

Lucas Ninno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Ninno disse...

Desculpe o palavreado, mas Puta Merda! Que coincidência!

Hoje eu estou pra morrer justamente por causa dessa porcaria de BURROcracia!

Hoje iria ter um evento na minha antiga escola, o CEFET. Que é pública, federal, e dominada por funcionários gagás que estão lá há mais de 20, 30 anos, criando teias de aranha.

Nesse evento aconteceriam algumas apresentações de bandas aqui de Cuiabá, e eu iria tocar também. Passei a semana animadão, já que faz séculos que nao faço um showzinho, e agorinha, 3 horas antes de começar, sou informado que o organizador não enviou um ofício avisando a direção da escola sobre o evento. (Obs: o diretor foi convidado e disse que iria!) Resultado Show CANCELADO!

Deixo aqui a minha fúria. Taquem essa papelada no...

(desculpe de novo! heuheuhe)

(Didixy) Conquistadores disse...

É bem por ai mesmo viu. Tudo nesse Brasil é assim. Dificil as coisas. Agora se vc for rico, as coisas ficam faceis.

bjs

(Didixy) Conquistadores disse...

É bem por ai mesmo viu. Tudo nesse Brasil é assim. Dificil as coisas. Agora se vc for rico, as coisas ficam faceis.

bjs

Renato disse...

Oie,
Vim passar o novo endereço do meu blog: www.meuinstantezero.blogspot.com
beijo.

Thandara Yung disse...

Foi bom eu ler esse seu post.
Porque agora jah sei tudo que eu tenho que fazer pra tirar o meu passe!
uheuheuheuehuehe!!!
e a ficha num tem pela internet não??

e cuidado com seu onibus fantasma, as vezes eh soh vc que pega!

bjuuusss...
teh quarta!
;*

Veka disse...

olá, seu blog é muito legal! estava a procura de informações sobre Brasilia, já que na proxima sengunda estarei ai!! sou de Salvador-Ba, passarei somente dois dias em um encontro ai. vendo essa postagem e os comentários feitos a cerca, não pude deixar de comentar tb!!


ACHO UM ABSURDO O CONFORMISMO!
Coisas como essas acontecem ppq não levamos nossas indignações até as últimas consequecias,o negocio é reclamar! EXIGIR OS NOSSOS DIREITOS ENQUANTO CIVIS. sei que daqui a poucos anos estaremos cansados de reclamar, somos um país problemático. Mas as crianças estão ai, e se as educarmos com essa competencia teremos um Brasil muiiito melhor!
ACREDITO NISSO! UM PAIS MELHOR PRA OS PROXIMOS HABITANTES!!!
já que essas mudança não serão pra agora.