sábado, 1 de março de 2008

Então..


Ontem fui ao cinema assistir ao filme: Antes de partir. Não tinha grandes pretensões sobre o filme, mas como ele tinha no elenco dois monstros do cinema: Jack Nicholson e Morgan Freeman como protagonistas me senti atraída pelo filme.

Um filme muito simples, talvez até clichê, mas ele é tão sincero. A história gira em torno Carter e Edward,um pobre e outro milionário. Eles dividem um quarto no hospital e descobrem que têm uma doença terminal e menos de um ano de vida, então decidem fazer uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer, a partir dessa lista o filme se desenvolve.

Simples o roteiro, mas é um drama misturado com uma pitada de comédia, com diálogos muito bons e com uma química perfeita entre os atores. O filme conseguiu o que queria, tocar nas pessoas tirar lágrimas, arrancar sorrisos e enfim fazer a gente se comover, eu creio que não tem como ver esse filme e não ficar pelo menos um tantinho comovido.

Ver esse filme me trouxe uma antiga crença à cabeça, tudo é motivo para crítica, eu estava lendo algumas feitas a esse filme (algumas muito boas outras nem tanto), e cheguei a conclusão que uma grande parte das pessoas não vêem a arte a gastronomia como "coisas" á serem apreciadas e sim como alvo de críticas.Não importa se o filme me toca, se ele me faz chorar, rir o que importa é se ele tem continuidade, se não tem erros, se é inovador, se pode vir a concorrer ao Oscar (prêmio norte americano, que nem sempre representa a realidade do que nós brasileiros consideramos bom ou ruim). O mesmo acontece na literatura, na música, na gastronomia. Tudo está ficando tão racional, tão criticável.

Acho isso terrível, é como se a arte tivesse perdendo a essência de encantar e tornando-se algo mecânico, cheio de formas e regras, de metas enfim.O filme Antes de partir, não vai ganhar Oscar, talvez nem seja muito visto, não seja nem lembrado daqui uns anos. Independente disso, pra mim ele fez o que ele tinha que fazer, me emocionou, me fez rir, chorar, com certeza me deixou uma mensagem legal, e pra mim para isso foi feita à arte, para ser apreciada. Criticar é ruim? Não, não é isso que quero dizer, só digo que isso está tornando-se o mais importante e acho que não deveria ser.
Espero que a cultura continue a encantar ao público, e não apenas ser feita para ganhar boas críticas.

10 comentários:

Lucas Ninno disse...

Oi Samara! Eu de novo!
Valeu por comentar la no Sol na Laje!

Você escreve muitas coisas que já me cutucaram a cabeça sabia??

Eu como "músico" penso muito nisso que vc postou agora...

Tem dois caras que eu adoro: Nando Reis e Damien Rice. O primeiro você deve conhecer, o segundo não tenho tanta certeza. O comum entre os dois é que eles não são cantores, nem instrumentistas fodões. Mas tem um dom muito maior que isso tudo, que é o de passar emoção naquilo que fazem, mesmo com suas vozez fininhas e mal afinadas. Isso poucos conseguem.

Entre os guitarristas acontece muito disso. A moda é: "quem toca mais rápido é o melhor". E vira e mexe você acha videozinhos de caras anonimos no youtube, fazendo solos na velocidade da luz. Deixa de ser arte pra virar campeonato.

Abraço!

Fernando Serra disse...

Gostei!
Acho que a cultura tem que encantar e não querer ser encantada!
Concordo plenamente com o que dizes!

Fernando Serra disse...

A propósito!
Ganhei mais três selinhus nha nha nha!
E vc tá na minha lista dos que vão ganhar!

Fernando Serra disse...

Ahhh Mandei já os selus!

Ana Beatriz Frusca disse...

Hum..já me deu vontade de assistir o filme. Nhá, não sou contra clichês, eu adoro chorar e rir quando vou ao cinema, ou rir e chorar. Gosto de sentir essa duas emoções num pequeno espaço de tempo.
Hey, fiz post novo, mas num tá muito legal. Acho que essa gripe afetou minha inspiração que já tá bem curta.
Beijocas.

Jeff Santanielo disse...

olá! Obrigado por visitar meu blog!

Ainda não vi esse filme, mas fiquei bastante curioso quando li o que vc escreveu...

E ainda tem o Jack Nicholson, que só por ele já vale o ingresso...

abraços!

(Didixy) Conquistadores disse...

Oi. Td bem com vc? Faz um tempo que não passo por aqui.

Vamos lá. Assisti esse filme tb, inclusive talvez em breve eu faço um comentário sobre o filme. Concordo com vc que o filme é clichê, mas a história do filme realmente é cativante e emocionante. FAz nós pararmos e pensarmos sobre nossa vida. Sobre nossas atitudes.

Um filme maravilhoso, com dois grandes atores. Alias, um dos dois melhores atores do cinema.


Bjs

Flavio Ferrari disse...

A verdadeira arte não tem compromisso com a crítica.
Ao contrário ...
Se não instiga os humores, não motiva rumores, não fomenta os amores... não terá cumprido seu papel.
Arte subverte, antecipa, provoca dissonância cognitiva.
Não está para ser compreendida ... não no presente.

tarciso disse...

Samara, nesse quesito sinto-me um espécime raro. Um tanto pela minha faixa etária muito acima da média virtual e cinéfila. Outro tanto por preferir assistir aos filmes fora do circuito de lançamentos. Ganhou prêmios de academias? Não ganhou? É trash, é cult?! Prefiro eu mesmo pagar pra ver e geralmente deleitar-me com o que os críticos jogam nas latas de lixo ou rejeitar aquilo que cultuam...

Lucas Ninno disse...

Hey!!

vou linkar vc la no meu blog tá??
bjo!