quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Brasília além dos monumentos!

O primeiro a falar em mudança da capital do litoral para o interior foi o Marquês de Pombal em 1716, desde então muitos outros nomes da história brasileira pensaram em colocar essa idéia em prática. A primeira constituição da República Brasileira de 1891, já deixou legalmente delimitada a região onde seria a nova capital, mas somente em 1956, quando Juscelino Kubitschek assume a presidência do Brasil, Brasilia começa a ser construida.

A capital foi trazida para o interior por vários motivos:
O primeiro foi a segurança nacional, a capital no litoral fica muito vunerável a ataques de forças estrangeiras.; Outro aspecto relevante foi a idéia de integração nacional, com uma capital centralizada aumentaria o povoamento do interior brasileiro e também as condições socio-economicas da região; A capital ficou longe dos grandes centros, dos sindicatos, da grande população...esse talvez seja um dos motivos que mais veio em benefício dos políticos, assim eles ficam longe das grandes massas e da pressão popular.
Esse último fator é relevante no traçado urbanistico da Esplanada dos Ministerios.

Na foto acima é possível ver a grandiosidade da esplanada dos ministérios, temos esse imenso gramado e duas vias que tem se não me engano seis faixas cada uma, agora imagina quanta gente é necessária para encher esse lugar? A população de Brasília inteira não lotaria a esplanada. Um protesto na Avenida Paulista, por exemplo, com 2 mil, 4 mil pessoas com certeza faria muito barulho, a avenida iria parar e como tem prédio dos dois lados da avenida esse número de pessoas pareceria muito maior do que realmente é. Agora na esplanada 4 mil pessoas não fazem nem cócegas não lotam nem um gramado. É por isso, que pouco se ouve falar de protestos em Brasília, eu já participei de alguns e é triste, você grita, grita e os deputados continuam lá no congresso, uma sensação de inércia.
Recordo-me de quando vi a maior lotação na esplanada, foi na chegada da seleção brasileira de futebol em 2002 (campeã da copa do mundo) tinha mais de 500 mil pessoas na esplanada. Veja na imagem:

Você acha que a esplanada estava cheia?? Se você pensou que sim, enganou-se, se olhar melhor verá que apenas uma das vias da esplanada está lotada, o gramado e a outra via estão vazios.
Enfim, aqui em Brasília os políticos estão realmente protegidos do povo, a pressão popular é mínima e facilmente contornada, talvez essa seja uma das mais perversas faces de Brasília. O desenho da cidade foi realmente muito bem planejado, esse é um exemplode como planejamento é tudo.
Em outro post irei comentar sobre as rotas de fuga que o presidente ou qualquer deputado tem aqui no DF, são várias...Um espanto!

8 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Tks pela visita ao Arguta, Samara ...
Fiquei curioso ... como é que você foi parar lá ?
Gostei do post... bacana conhecer a visão "insider" de Brasilia.
E não se preocupe, com o aquecimento global daquia pouco o litoral chega aí !
Beijo.

Naah disse...

Nossa, eu não imaginava que a esplanada era tão grande assim, foi como vc disse, Brasília foi mtu bem planejada para proteger os políticos. Mtu legal o post, pelo menos ficamos sabendo mais coisas sobre Brasilia e nao só sobre a política!

beijos

O rapaz dos quadrinhos disse...

ha!
obrigado por seu comentario ^^
visite semrpe que puder,comente a vontad. meusquadrinhos é atualizado diariamente.

ahh, nao li sue post de hoje =]
mas ogstei da sua foto do perfil.

www.meusquadrinhos.blogspot.com

Ernesto Dias Jr. disse...

Você me deu uma idéia:
O pessoal de Brasília devia criar a profissão de "lobistas do povo".
Funciona assim: O sujeito que quiser protestar entra em contato com o profissional em Brasília, descrevendo sua indignação em particular, e o habitante local -- mediante uma módica taxa -- põe-se a berrar na esplanada, no lugar do representado. Que tal?
Descontos para contratação de grupos, taxas especiais para barítonos, e adicionais de periculosidade dependendo da missão (como gritar "pega ladrão!" na porta do Planalto, por exemplo.)
Pense nisso. Pode ser um ótimo negócio!

Um abração.

Ernesto Dias Jr. disse...

Em tempo:
Não resisti. Desenvolvi a idéia lá no Assertiva (www.assertiva.blogspot.com).
Mas não se preocupe. Foi-lhe dado o devido crédito...

Camila Libanori disse...

Vai ver que é por essa sensação que eles se sentem a vontade para roubar a população!

bjO!

Lucas Ninno disse...

Oi Samara!

Meu nome é Lucas, vi vc no blog do Ernersto Dias Jr. e resolvi fuçar!

Bela postagem sobre o QG dos verdadeiros bandidos brasileiros.

Bush disse hoje que não vai dialogar com Cuba enquanto a ilha não se tornar democrática. Palavras de um grande defensor da "Democracia". Democracia assassina, democracia de pólvora.

E essa palavrinha bonita está cada vez mais na moda, maquiando QGs como a esplanada e borrando a mentalidade da nossa população!

Um abraço, e sinta-se a vontade pra visitar meu blog também!

Lord of Erewhon disse...

Te informa melhor sobre o português Marquês de Pombal... um cara com tanto de brilhante como de sinistro.

Dark kiss.