O primeiro a falar em mudança da capital do litoral para o interior foi o Marquês de Pombal em 1716, desde então muitos outros nomes da história brasileira pensaram em colocar essa idéia em prática. A primeira constituição da República Brasileira de 1891, já deixou legalmente delimitada a região onde seria a nova capital, mas somente em 1956, quando Juscelino Kubitschek assume a presidência do Brasil, Brasilia começa a ser construida.
A capital foi trazida para o interior por vários motivos:
O primeiro foi a segurança nacional, a capital no litoral fica muito vunerável a ataques de forças estrangeiras.; Outro aspecto relevante foi a idéia de integração nacional, com uma capital centralizada aumentaria o povoamento do interior brasileiro e também as condições socio-economicas da região; A capital ficou longe dos grandes centros, dos sindicatos, da grande população...esse talvez seja um dos motivos que mais veio em benefício dos políticos, assim eles ficam longe das grandes massas e da pressão popular.
Esse último fator é relevante no traçado urbanistico da Esplanada dos Ministerios.
Na foto acima é possível ver a grandiosidade da esplanada dos ministérios, temos esse imenso gramado e duas vias que tem se não me engano seis faixas cada uma, agora imagina quanta gente é necessária para encher esse lugar? A população de Brasília inteira não lotaria a esplanada. Um protesto na Avenida Paulista, por exemplo, com 2 mil, 4 mil pessoas com certeza faria muito barulho, a avenida iria parar e como tem prédio dos dois lados da avenida esse número de pessoas pareceria muito maior do que realmente é. Agora na esplanada 4 mil pessoas não fazem nem cócegas não lotam nem um gramado. É por isso, que pouco se ouve falar de protestos em Brasília, eu já participei de alguns e é triste, você grita, grita e os deputados continuam lá no congresso, uma sensação de inércia.
Recordo-me de quando vi a maior lotação na esplanada, foi na chegada da seleção brasileira de futebol em 2002 (campeã da copa do mundo) tinha mais de 500 mil pessoas na esplanada. Veja na imagem:
Você acha que a esplanada estava cheia?? Se você pensou que sim, enganou-se, se olhar melhor verá que apenas uma das vias da esplanada está lotada, o gramado e a outra via estão vazios.
Enfim, aqui em Brasília os políticos estão realmente protegidos do povo, a pressão popular é mínima e facilmente contornada, talvez essa seja uma das mais perversas faces de Brasília. O desenho da cidade foi realmente muito bem planejado, esse é um exemplode como planejamento é tudo.
Em outro post irei comentar sobre as rotas de fuga que o presidente ou qualquer deputado tem aqui no DF, são várias...Um espanto!
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Brasília além dos monumentos!
escrito por Samara às 10:59 8 Diga vc tb!
Marcadores: Brasilia
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Selinhos!
Bem estou aqui em um post especial para agradecer o milagre dos selinhos! Eu andava pelos bloggers alheios e via aqueles selos brilhantes, só elogios, só coisas boas, só premiações e pensava com meus chinelos "Poxa!!!!Que coisas lindas, será que um dia vou ter um desses, pra eu tipo poder me exibir sabe?Dizer eu tenho selinhos...hahahahahaha!
2- Abra o livro na página 161.
3- Na referida página procure a 5.ª frase completa.
4- Transcreva na íntegra para o seu blog a frase encontrada.
5- Passe o desafio a cinco blogs.
escrito por Samara às 06:44 7 Diga vc tb!
Marcadores: eu, selos, variedades
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Juno!
-"Esse filme deve ser o filme do ano, o filme da minha vida;"
Mas como sempre acontece (pelo menos comigo), quando falam bem demais de um filme, eu fico na maior expectativa e aí quando vejo o filme fico frustrada. O filme é bom sim, a história é bem legal, mas acho que fui traída pelas criticas. Por isso, de hoje em diante só leio criticas apos ter visto o filme.
Juno teve 4 indicações ao Oscar, melhor filme, melhor atriz, melhor diretor e melhor roteiro original. Ao meu ver não tem chances de ganhar melhor filme, o filme é bom, mas não o melhor. Já a atriz (Ellen Page), é perfeita...Ela deu uma maturidade, uma sensação de realidade ao personagem... Acho que foi a atriz perfeita para o papel.
Mas o que mais me impressionou no filme foi a trilha sonora, esse filme merecia o Oscar de melhor trilha. Deus... É muito bom, as músicas, as melodias todas caem muito bem com o ambiente do filme, com a história do filme.
E uma trilha meio Folk, indie, alternativo. Parece até uma trilha My space ou last.fm, bem atual
01 Barry Louis Polisar: "All I Want Is You"
02 Kimya Dawson: "Rollercoaster (Juno Film Version)"
03 The Kinks: "A Well Respected Man"
04 Buddy Holly: "Dearest"
05 Mateo Messina: "Up the Spout"
06 Kimya Dawson: "Tire Swing"
07 Belle & Sebastian: "Piazza, New York Catcher"
08 Kimya Dawson: "Loose Lips"
09 Sonic Youth: "Superstar"
10 Kimya Dawson: "Sleep (Instrumental)"
11 Belle & Sebastian: "Expectations"
12 Mott the Hoople: "All the Young Dudes"
13 Kimya Dawson: "So Nice So Smart"
14 Cat Power: "Sea of Love"
15 Kimya Dawson and Antsy Pants: "Tree Hugger"
16 Velvet Underground: "I'm Sticking With You"
17 The Moldy Peaches: "Anyone Else But You"
18 Antsy Pants: "Vampire"
19 Ellen Page and Michael Cera: "Anyone Else but You"
Perfeição!!!!! Para quem quiser baixar a trilha : Download
O filme gira em tono da gravidez da Juno que tem 16 anos, e decide doar a criança assim que ela nascer. Os personagens são bem cativantes, tem diálogos bem legais e sarcásticos.
escrito por Samara às 05:13 10 Diga vc tb!
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Brasília além dos monumentos!
escrito por Samara às 05:32 10 Diga vc tb!
Marcadores: Brasilia
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Sweeney Todd
"Sweeney Todd conta a história de um barbeiro chamado Benjamim Barker que leva uma vida comum e feliz com sua esposa até que um juiz apaixona-se pela mesma. Decidido a tomar a mulher para si ele ordena que prendam Benjamim por um crime que o mesmo não cometeu. Quinze anos depois o barbeiro retorna a Londres, agora atendendo pelo nome de Sweeney Todd e com sede de vingança. Em parceria com uma confeiteira Sweeney Todd comete seus crimes na cadeira de sua humilde barbearia e transforma suas vitimas em tortas que se tornam a grande sensação da cidade."
Estava ansiosa por este filme! Primeiro por que parcerias entre Tim Burton e Johnny Depp são sempre memoráveis, quem não lembra de Edward Scissorhands (Edward Mãos-de-Tesoura ), Sleepy Hollow(A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça ) e Charlie and the Chocolate Factory (A Fantástica Fábrica de Chocolate).Tim Burton é famoso por seus filmes sombrios e góticos, eu por exemplo tinha pavor do Beetlejuice!
Em segundo lugar estava muito feliz por ser uma musical, muitas pessoas não gostam desse gênero eu sou apaixonada gosto desde musicais clássicos como O Mágico de Oz até os mais atuais, por exemplo, Moulin Rouge. Sweeney Todd é uma adaptação de um musical da Broadway.
Eu amei as canções, e a qualidade dos cantores até mesmo o Deep canta muito bem, ele e Helena Bonham Carter (sra. Lovett ) Fazem duetos maravilhosos. Apesar de ser um musical estilo Broadway, o filme não tem coreografias, os atores cantam e encenam sem danças e coisas do gênero.
O elenco é formidável, tem um que de Harry potter com Alan Rickman (Snape), Helena Bonham (Belatriz) e Timothy Spall (Pedro Pettigrew/Rabicho); Tem o indispensável Johnny Depp( que está concorrendo ao Oscar de melhor ator), ele está assustador no filme e canta muito bem; Tem o inesquecível Sacha Baron Cohen, que é um comediante maravilhoso quem esquece de sua interpretação em Borat?!
A história é bem sombria, é daqueles filmes que até pela manhã está escuro, todos cenários, todas as roupas..tudo tem cores pálidas sem brilho bem gótico mesmo. Sweenney Todd é um barbeiro e ele deseja vingança e com esse ideal une-se a sra. Lovett e os dois juntam o útil ao agradável, ele corta o pescoço de todos que vão fazer a barba e ela aproveita os corpos desses pobres enganados pra fazer tortas de carne(eaw você quer uma tortinha de padre ou você prefere advogado?), talvez o maior pecado do filme seja o grande volume de sangue, sangue pra todo lado, acho que não precisava de tanto suquinho vermelho no filme.
Enfim eu amei a o filme, apesar de ser um musical ele não fica muito concentrado nisso, tanto que quem não gosta do gênero, pode ir assistir o filme que vai gostar. Os atores são maravilhosos eu trocaria um ou outro. O final é digno da história, não que seja bonito alegre ou coisa do gênero, ele é o inevitável, até por que o filme não tem nem uma áurea boa, ele é cheio de personagens frios então não sobra espaço para final feliz no filme ele deixa um gosto amargo no final.
Eu aconselho todos a assistirem, eu acho que o filme merecia concorrer ao Oscar de melhor filme, e mesmo que não seja a melhor criação do Tim o filme está muito bom.
Ficha Técnica
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007)
Gênero: Musical - Thriller - Crime
Duração: 117 min
Origem: EUA
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Tim Burton
Roteiro: Christopher Bond, John Logan
Produção: John Logan, Laurie MacDonald, Walter F. Parkes, Richard D. Zanuck
escrito por Samara às 04:51 10 Diga vc tb!
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Por que irmãos são tão diferentes?
escrito por Samara às 04:10 2 Diga vc tb!
Marcadores: variedades
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
1988 ano de grandes nascimentos!
As pessoas que nasceram em 1988 ainda são relativamente jovens para já serem reconhecidas e terem seus nomes escritos na história, porém temos exemplo de Rupert Grint, que ficou famoso nas telas de cinema interpretando Ronny Weasley,(na série Harry Potter), temos alguns jovens porém promissores jogadores de futebol entre outros.
Já as instituições e datas memoráveis são várias, surgem os estados de Amapá, Roraima e Tocantins; Ayrton Senna vence seu primeiro campeonato de fórmula 1;Quem sabe qual foi o ano do primeiro ataque de um vírus à um computador? Acertou quem pensou em 1988;
Benazir Bhutto (morta recentemente) foi a primeira mulher a torna-se chefe de governo de um Estado moderno mulçumano, em dezembro de 1988.
Depois de uma breve passagem pelo ano que nasci e sua história, vou falar sobre uma instituição que surgiu em 11 de agosto de 1988 e com certeza é uma das instituições mais bem sucedidas e temidas da atualidade. Com apenas 20 anos de idade essa instituição conseguiu fazer o que era dito praticamente impossível, ela atacou o território dos Estados Unidos da América. E não foi qualquer ataque, foi um ataque aos símbolos econômico e militar da maior potencia mundial, o inesquecível 11 de setembro de 2001.
A Al-qaeda de Osama Bin Laden foi fundada em 1988, com o objetivo claro de atacar ao mundo ocidental (principalmente os EUA), e expandi a cultura islâmica no mundo, foi autora de vários ataques na Europa e nos EUA. Ficou famosa por seus homens bombas e claro pelo 11 de setembro. Em agosto Bin Laden comemorará 20 anos de um bem sucedido “terrorismo”, que nem mesmo os norte americanos foram capazes de impedir. Será que haverá algum ato de comemoração?Uma mensagem do foragido Osama a todos nós? Isso só o futuro nos dirá.
20 anos pode parecer pouco para muitas pessoas, porém para um dos maiores temores dos últimos tempos, foi mais que o necessário para consolidar-se na história mundial.
escrito por Samara às 08:08 19 Diga vc tb!
Marcadores: história, variedades
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
A primeira derrota!
Sabe aquela idéia " agora, eu prometo atualizar meu blogger todos os dias, com textos legais, interessantes e bonitos!". Essa era uma das minhas metas pra 2008, mas já fiquei uns dias sem postar, e hoje estou escrevendo correndo, por que tenho um monte de coisas pra fazer! Como quase toda promessa de começo de ano não funcionou muito não.
Mas acredito não ser a única "bloggeira" a ter dificuldades de manter a coisa toda fluindo e funcionando perfeitamente. Afinal, têm dias que você não tem nada a dizer, têm dias que você tem o que dizer mas não sabe como dizer, têm dias que você não tem nem tempo de respirar quanto mais de ir escrever naquele seu blogger que no máximo cinco pessoinhas fieis com certeza veram.
Ah!Deus dos bloggeiros, dê coragem, sabedoria e assunto para todos nós, e também leitores por que sem eles...melhor escrever no meu caderninho mesmo!
Texto total sem nexo, mas é só pra não ficar na poeira do esquecimento! Brigada a todos que por aqui passam!
escrito por Samara às 08:24 7 Diga vc tb!
Marcadores: eu, variedades
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Acho que já vi esse filme antes!
Enquanto a mídia ainda cobre o escândalo o governo tenta tirar o foco do cenário federal e passar essa “batata quente” para o governo de São Paulo. Não é questão de querer solucionar os diversos problemas com cartões, e sim (como sempre ocorre no Brasil) uma verdadeira disputa política entre PT de Lula e PSDB de Serra. O governo Serra é acusado de gastar mais que a União no ano de 2007 e segundo os petistas o que torna a situação do tucano mais grave foi a falta do portal da transparência. Alguns partidários de Lula chegam ao estremo de dizer que o governo Lula é diferente por que apesar dos gastos tudo foi colocado a disposição da população no portal da transparência...Comentários como esses são uma gozação com o povo brasileiro, como diz o ditado “Relaxa e Goza”.
Até quando os políticos brasileiros vão se preocupar mais com a imagem do partido do que com o Estado brasileiro?! O que vemos são vários partidos que tem o mesmo perfil, a mesma ideologia só que com formas de discurso diferentes. Daqui algumas semanas os telejornais vão ter novas matérias e o assunto cartões corporativos vai ser esquecido, como sempre acontece no nosso país. E no ano das próximas eleições todos vamos vesti a camisa verde e amarela e cantar o hino nacional, por que afinal é ano de copa do mundo. Eu fico a pensar como serão as eleições no ano em que a copa do mundo vai ser realizada no Brasil? Apavorante, com certeza.
escrito por Samara às 04:01 19 Diga vc tb!
Marcadores: politicando
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Panelinhas!
escrito por Samara às 05:17 5 Diga vc tb!
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Saneamento Básico, O filme
E não é que o filme me surpreendeu, é uma comedia, na verdade uma boa comedia sem piadas apelativas, sem piadas pré-fabricadas ou de baixo nível, é um filme de bons diálogos (são super divertidos os diálogos), com bons atores e boas cenas. Acho que só lendo a sinopse não tem como fazer idéia de que o filme é tão divertido. Mesmo para quem tem preconceito com filmes brasileiros não deixa de ser uma boa pedida!
O filme passa em uma vila na serra gaúcha, onde seus moradores tentam há anos construir uma fossa que elimine o esgoto a céu aberto. Pelo fato da obra ser muito cara, eles tentam recursos com a prefeitura, mas não conseguem. Contudo descobrem que tem uma verba federal para cinema...Com isso decidem fazer um filme na vila, para ganhar essa verba e fazer a fossa. O problema é que eles pouco sabem sobre cinema então têm que correr atrás de informações, figurinos enfim eles têm que descobrir como é fazer cinema, uma aula de cinema amador no final das contas!
Para quem não tem nada o que fazer esse final de semana, assistir esse filme é garantia de boas risadas!
Ficha técnica do filme:
Título Original: Saneamento Básico
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Estúdio: Casa de Cultura de Porto Alegre
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil
Direção: Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado
Elenco: Fernando Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Janaína Kremer, Tonico Pereira, Paulo José ...
escrito por Samara às 06:15 5 Diga vc tb!
Marcadores: filme
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Sobre Leitura;
"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário ! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse !... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!"
Um clássico pouco conhecido!Assim começo a falar sobre O retrato de Dorian Gray, claro que pessoas mais ligadas a literatura conhecem esse livro mas,é fato que não escutamos falar de Oscar Wilder com a mesma freqüência que ouvimos falar de William Shakespeare,Goethe ou Victor Hugo, por exemplo. Vou logo avisando que muitos vão achar o livro cansativo por ter muitos diálogos longos (porém muito bons), e por no inicio ser bastante lento por estar apresentando as personagens e o relacionamento entre eles.
O livro fala sobre o valor da juventude, da beleza, dos prazeres,da moral e da vaidade do ser humano, visto que vivemos (mesmo no séc XIX) em uma sociedade feita de aparências acima de tudo. O enredo desenvolve-se a partir do momento que Basil Hallward pinta um quadro de Dorian Gray, e Dorian começa a questionar que com o tempo ele perderá toda a beleza porém aquele quadro permanecerá da mesma forma. Em uma prece Dorian diz que daria até mesmo sua alma para trocar de lugar com o quadro...e seu pedido é atendido, e ele conservas traços perfeitos enquanto o quadro envelhece.Uma leitura agradável, pouco dinâmica mas muito agradável. Os diálogos são encantadores e os personagens muito bem construídos. Um livro que questiona muitas coisas muitos valores humanos. Indico ele a todos que gostam de uma boa leitura!
Obs:Pode ser encontrado na edição de bolso, que tem um preço bem acessível!
escrito por Samara às 05:27 7 Diga vc tb!
Marcadores: literatura
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Mãe eu quero um desses de presente!!!
escrito por Samara às 16:48 13 Diga vc tb!
Marcadores: politicando
BBBestas!!!
Ah! Tão besta mas sim eu assisto BBB nas férias, é o fim de quem não tem pra onde ir, não tem tv a cabo, não tem mais livros pra ler e já cansou de internet. Por mais que os mais criticos digam que BBB é a perdição do povo brasileiro, que ele manipula as pessoas....eu continuo a achar que um simples programinha com pessoas bonitas, de cabeça vazia e cheio de intriguinhas não tem tanto poder quanto sugerem.
Eu até me diverti vendo a briga do cara de "Los Hermanos", da Ruiva atriz e do bombado corno."Tirou a camisa por que?" , "Me larga, eu não vou bater nele não", "é isso aí ele tá certo!". No fim das contas a gente gosta mesmo e de ver barraco, acho que é meio da natureza brasileira gosta de ver uma intriga, afinal rir das desgraça dos outros é o que há!
Meus amigos cheios de cultura e pudores que me perdoem mas o BBB é para mim só mais uma forma de matar meu tempo vazio. Continuo lendo Machado de Assis, ouvindo música Folk, indo a faculdade....enfim, parece que por sorte a demencia BBB não pegou?Será que ela pega mesmo ou isso é só mito de revolucionários mais ferventes.??!
escrito por Samara às 07:33 4 Diga vc tb!
Marcadores: variedades