quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sobre Leitura;


"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário ! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse !... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!"


Um clássico pouco conhecido!Assim começo a falar sobre O retrato de Dorian Gray, claro que pessoas mais ligadas a literatura conhecem esse livro mas,é fato que não escutamos falar de Oscar Wilder com a mesma freqüência que ouvimos falar de William Shakespeare,Goethe ou Victor Hugo, por exemplo. Vou logo avisando que muitos vão achar o livro cansativo por ter muitos diálogos longos (porém muito bons), e por no inicio ser bastante lento por estar apresentando as personagens e o relacionamento entre eles.
O livro fala sobre o valor da juventude, da beleza, dos prazeres,da moral e da vaidade do ser humano, visto que vivemos (mesmo no séc XIX) em uma sociedade feita de aparências acima de tudo. O enredo desenvolve-se a partir do momento que Basil Hallward pinta um quadro de Dorian Gray, e Dorian começa a questionar que com o tempo ele perderá toda a beleza porém aquele quadro permanecerá da mesma forma. Em uma prece Dorian diz que daria até mesmo sua alma para trocar de lugar com o quadro...e seu pedido é atendido, e ele conservas traços perfeitos enquanto o quadro envelhece.Uma leitura agradável, pouco dinâmica mas muito agradável. Os diálogos são encantadores e os personagens muito bem construídos. Um livro que questiona muitas coisas muitos valores humanos. Indico ele a todos que gostam de uma boa leitura!
Obs:Pode ser encontrado na edição de bolso, que tem um preço bem acessível!

7 comentários:

Juliana Lourenço disse...

Uauuuuuuu entendo perfeitamente esse seu pensamentos sobre fotografias! demais mesmo!

=)

Juliana Lourenço disse...

Aliás..... já vi o filme sobre esse livro! Vale muito a pena!

Bubu disse...

hmmm legal... vc faz facul do q??
então já li Don casmurro sim...
e li esse tbm do sidney sheldon adoreiiii... principalmente a Catherine.. gostei muito da personagem dela...

Leia "Nada dura para sempre" é do Sindney sheldon tbm.. é tão bom quanto o "Outro lado de meia=noite" tenho certeza q vc vai gostar =D

Camila Libanori disse...

Valeu pela diga!
Vou procurar ler!
bjO!

Johnny M. disse...

Discordo de ti: O Retrato de Dorian Grey é muito conhecido. E eu adoro esse livro.

Ana Beatriz Frusca disse...

Esse é um clássico que retrata muito bem o narcisismo e tudo aquilo que a vaidade traz em seu bojo: o medo de envelhecer, o quere manter o viço a qualquer custo mesmo que prejudique a si mesmo.
Por fora, um belo dandi e por dentro um monstro que reflete todas as maldades cometidas em nome de uma vaidades excessiva.

Beijos.

Lord of Erewhon disse...

Um dos autores e dos livros que são para mim sagrados!