sábado, 16 de fevereiro de 2008

Por que irmãos são tão diferentes?




Ninguém sabe exatamente. Irmãos siameses são um exemplo de que nem o ambiente nem a biologia conseguem explicar completamente a personalidade. O lar é um fator importante para fazer irmãos se diferenciar entre si. Uma pesquisa da Universidade de Minnesota descobriu que gêmeos idênticos são mais parecidos quando criados em ambientes separados. Você já deve ter ouvido histórias de gêmeos separados no nascimento que se reencontram 40 anos depois e descobrem que ambos compraram carros azuis, adoram feijoada e jogam xadrez muito bem. Longe um do outro, eles seguiram iguais. Muita gente explica a personalidade de alguém pela ordem de nascimento ou pela diferença de idade entre os irmãos. O senso comum diz que os primôgenitos são mais independentes; os do meio, rebeldes; os temporões, precoces. O historiador Frank Sulloway, da Universidade da Califórnia, tem estudos nessa linha. Ele analisou a ordem de nascimento de mais de 6 mil personalidades mundiais e concluiu que os filhos mais velhos são mais conservadores, já os mais novos são os criativos e revolucionários – é 18 vezes mais fácil achar um revolucionário caçula que um primogênito. A pesquisa de Sulloway mostra só um padrão de comportamento (ele não propõe uma lei da natureza), mas contribui para o que se chama de Teoria dos Nichos, tese mais aceita para explicar a diferença entre irmãos. Em casa, a criança procura desempenhar um papel diferente dos irmãos mais velhos. Se um irmão se destaca como esportista, ela pode se apegar mais aos livros. Se um é mais apegado à mãe, a filha do meio pode ser mais independente. Steven Pinker, psicólogo evolucionista e professor da Universidade Harvard, acredita que a variação de personalidade se resume numa palavra: acaso. “Falo de acasos como um bebê que cai de cabeça no chão sem querer, um vírus que ele pega, um pensamento que deixe uma impressão permanente. Esses fatores podem ter uma influência tão grande no que somos quanto os genes, uma influência muito maior do que os pais”, afirma ele no livro Tábula Rasa.

Texto retirado da revista Super Interessante!



Aqui em casa é tipo o contrário eu sou revolucionaria rebelde, meu irmão (mais novo do que eu) é na dele e calado, aquele tipo de pessoas que abrem a boca só pra te tirar ou falar coisas inteligentes! Se meu irmão fosse como eu não teria a menor graça, com quem que eu ia brigar? Acho que não só a criação dada pelos pais mas também o ambiente em que se é criado e o grupo de amizades influencia diretamente na personalidade de uma pessoa! Mas o que importa é que eu amo meu irmãozinho....mesmo ele sendo meio diferente de mim, a gente se completa!

E então, você e seu irmão(s) são muito diferentes?

2 comentários:

Ana Beatriz Frusca disse...

Realmente a personalidade dos gêmeos é uma incognita mesmo, pois já li e soube do que vc mencionou aqui: muitos gêmeos separados ou não na maternidade desenvolvem os mesmos hábitos e gostos ao longo da vida. Só mesmo a ciência pra explicar tal fato.
Tenhdiferentes um do outro, mas penso que cada pessoa é unica. A educação pode até dar um toque a mais na personalidade, mas cada pessoa é única.
Um Up pra esse post!o 3 irmãos, e todos nós somos bem
Beijão

Camila Libanori disse...

Bom eu e minha irmã somos totalmente diferente gostamos de coisas diferente temos gostos diferente. Eu sou a primôgenita e tenho a seguinte opinião são classificados diferentes pois os primôgenitos tem mais dificuldade na aceitação dos pais a sua vida como festas namorados e etc, porque é a primeira vez que estão lidando com isso, já os irmãos mais novos tem mais facilidade já que os pais já passaram por isso! Justamente porisso os irmãos mais novos são precoces!
BjO!