O primeiro a falar em mudança da capital do litoral para o interior foi o Marquês de Pombal em 1716, desde então muitos outros nomes da história brasileira pensaram em colocar essa idéia em prática. A primeira constituição da República Brasileira de 1891, já deixou legalmente delimitada a região onde seria a nova capital, mas somente em 1956, quando Juscelino Kubitschek assume a presidência do Brasil, Brasilia começa a ser construida.
A capital foi trazida para o interior por vários motivos:
O primeiro foi a segurança nacional, a capital no litoral fica muito vunerável a ataques de forças estrangeiras.; Outro aspecto relevante foi a idéia de integração nacional, com uma capital centralizada aumentaria o povoamento do interior brasileiro e também as condições socio-economicas da região; A capital ficou longe dos grandes centros, dos sindicatos, da grande população...esse talvez seja um dos motivos que mais veio em benefício dos políticos, assim eles ficam longe das grandes massas e da pressão popular.
Esse último fator é relevante no traçado urbanistico da Esplanada dos Ministerios.
Na foto acima é possível ver a grandiosidade da esplanada dos ministérios, temos esse imenso gramado e duas vias que tem se não me engano seis faixas cada uma, agora imagina quanta gente é necessária para encher esse lugar? A população de Brasília inteira não lotaria a esplanada. Um protesto na Avenida Paulista, por exemplo, com 2 mil, 4 mil pessoas com certeza faria muito barulho, a avenida iria parar e como tem prédio dos dois lados da avenida esse número de pessoas pareceria muito maior do que realmente é. Agora na esplanada 4 mil pessoas não fazem nem cócegas não lotam nem um gramado. É por isso, que pouco se ouve falar de protestos em Brasília, eu já participei de alguns e é triste, você grita, grita e os deputados continuam lá no congresso, uma sensação de inércia.
Recordo-me de quando vi a maior lotação na esplanada, foi na chegada da seleção brasileira de futebol em 2002 (campeã da copa do mundo) tinha mais de 500 mil pessoas na esplanada. Veja na imagem:
Você acha que a esplanada estava cheia?? Se você pensou que sim, enganou-se, se olhar melhor verá que apenas uma das vias da esplanada está lotada, o gramado e a outra via estão vazios.
Enfim, aqui em Brasília os políticos estão realmente protegidos do povo, a pressão popular é mínima e facilmente contornada, talvez essa seja uma das mais perversas faces de Brasília. O desenho da cidade foi realmente muito bem planejado, esse é um exemplode como planejamento é tudo.
Em outro post irei comentar sobre as rotas de fuga que o presidente ou qualquer deputado tem aqui no DF, são várias...Um espanto!
Plex Media Server - Pequena Reviews
Há 11 anos
8 comentários:
Tks pela visita ao Arguta, Samara ...
Fiquei curioso ... como é que você foi parar lá ?
Gostei do post... bacana conhecer a visão "insider" de Brasilia.
E não se preocupe, com o aquecimento global daquia pouco o litoral chega aí !
Beijo.
Nossa, eu não imaginava que a esplanada era tão grande assim, foi como vc disse, Brasília foi mtu bem planejada para proteger os políticos. Mtu legal o post, pelo menos ficamos sabendo mais coisas sobre Brasilia e nao só sobre a política!
beijos
ha!
obrigado por seu comentario ^^
visite semrpe que puder,comente a vontad. meusquadrinhos é atualizado diariamente.
ahh, nao li sue post de hoje =]
mas ogstei da sua foto do perfil.
www.meusquadrinhos.blogspot.com
Você me deu uma idéia:
O pessoal de Brasília devia criar a profissão de "lobistas do povo".
Funciona assim: O sujeito que quiser protestar entra em contato com o profissional em Brasília, descrevendo sua indignação em particular, e o habitante local -- mediante uma módica taxa -- põe-se a berrar na esplanada, no lugar do representado. Que tal?
Descontos para contratação de grupos, taxas especiais para barítonos, e adicionais de periculosidade dependendo da missão (como gritar "pega ladrão!" na porta do Planalto, por exemplo.)
Pense nisso. Pode ser um ótimo negócio!
Um abração.
Em tempo:
Não resisti. Desenvolvi a idéia lá no Assertiva (www.assertiva.blogspot.com).
Mas não se preocupe. Foi-lhe dado o devido crédito...
Vai ver que é por essa sensação que eles se sentem a vontade para roubar a população!
bjO!
Oi Samara!
Meu nome é Lucas, vi vc no blog do Ernersto Dias Jr. e resolvi fuçar!
Bela postagem sobre o QG dos verdadeiros bandidos brasileiros.
Bush disse hoje que não vai dialogar com Cuba enquanto a ilha não se tornar democrática. Palavras de um grande defensor da "Democracia". Democracia assassina, democracia de pólvora.
E essa palavrinha bonita está cada vez mais na moda, maquiando QGs como a esplanada e borrando a mentalidade da nossa população!
Um abraço, e sinta-se a vontade pra visitar meu blog também!
Te informa melhor sobre o português Marquês de Pombal... um cara com tanto de brilhante como de sinistro.
Dark kiss.
Postar um comentário